Anatomia do Pâncreas

18/04/2012 14:07

 

Pâncreas

            É uma glândula mista, produz secreção endócrina (glucagon e insulina, são produzidos nas ilhotas de Langerhans e entram na corrente sanguínea) e secreção exócrina (suco pancreático, produzido nas células acinares e transportado até o duodeno pelos ductos pancreático principal e acessório).

            Possui localização retroperitoneal e transversa na parede posterior do abdome, posterior ao estômago, entre o duodeno à direita e o baço à esquerda.

            O pâncreas é dividido em quatro partes: cabeça, colo, corpo e cauda.

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

 

# Cabeça do pâncreas: porção estendida da glândula, está alojada na curvatura do duodeno e possui ainda o processo uncinado (projeção da parte inferior da cabeça do pâncreas, se estende medialmente para a esquerda, posterior à AMS).

# Colo do pâncreas: é curto e está situado sobre os vasos mesentéricos superiores, sua face anterior é coberta por peritônio e está situada adjacente ao piloro do estômago. Posteriormente ao colo, a VMS une-se a veia esplênica para formar a veia porta.

# Corpo do pâncreas: situa-se à esquerda dos vasos mesentéricos superiores, passa sobre a aorta e a vértebra L2, posteriormente à bolsa omental. A face anterior é coberta por peritônio, já a face posterior, desprovida de peritônio, está em contato com a aorta, AMS, supra-renal esquerda e o rim e os vasos renais esquerdos.

# Cauda do pâncreas: é relativamente móvel e passa entre as camadas do ligamento esplenorrenal com os vasos esplênicos. Situa-se anteriormente ao rim esquerdo, onde está intimamente relacionada ao hilo esplênico e à flexura cólica esquerda.

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

 

# Ducto pancreático principal: começa na cauda do pâncreas e atravessa o parênquima da glândula até a cabeça do pâncreas, neste ponto volta-se inferiormente e está intimamente relacionado ao ducto colédoco. Na maioria das vezes, essas duas estruturas unem-se para formar a ampola hepatopancreática, que se abre na parte descendente do duodeno no cume da papila maior do duodeno.

# Ducto pancreático acessório: se abre no duodeno na papila menor do duodeno.

            O pâncreas recebe suprimento sanguíneo abundante das artérias pancreaticoduodenais e esplênica, embora receba fibras nervosas simpáticas vasomotoras e parassimpáticas secretoras, o controle da  secreção pancreática é basicamente hormonal.