Eventos / Notícias

 

Prezados Colegas,

A Liga Acadêmica de Medicina Interna de Sergipe (LAMI-SE), a qual é orientada pelo prof. Drº Saulo Maia D'Ávila Melo, convida a todos para sua 1ª Aula Aberta com o seguinte tema: "Interpretação do Hemograma e Anemias", ministrada pela Drª Rosana Cipolotti (Médica Oncologista e Hematologista Pediátrica), às 19:30h do dia 16 de Abril (segunda-feira), na sala 37 do bloco E, no Campus Farolândia, UNIT. 

OBS: Para aqueles que comparecerem a pelo menos 75% de todas as aulas abertas até o fim do ano será emitido certificado de extensão.

Att,

Murilo Matos

- Presidente da LAMI-SE - 

 

Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/207167519396922/?notif_t=plan_user_joined

Site da LAMI-SE: https://lami-se.webnode.com/

 

Estudantes de medicina realizam visita técnica ao Lacen

Cinquenta e cinco alunos do curso de medicina da Universidade Tiradentes (Unit), realizaram uma visita técnica às instalações do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH). A ação teve como objetivo apresentar para os estudantes os laboratórios onde são realizados os exames e análises de saúde do Estado.

Na ocasião, os gestores das áreas técnicas do Lacen prestaram informações sobre o fluxo de serviços realizados por cada laboratório. Os estudantes percorreram os laboratórios de sorologia e biologia molecular; recepção e coleta, entomologia, microbiologia; zoonoses; bromatologia e apoio técnico e redelab.

De acordo com a superintendente do Laboratório Central, Danuza Duarte a visita é resultante de uma apresentação prévia das ações de vigilância em saúde realizada para os alunos durante uma visita a Unit. “Hoje esses alunos são graduandos em medicina, no futuro serão médicos. Por isso é importante que conheçam como o Lacen realiza os diagnósticos. O laboratório central funciona como um agente notificador dos agravos em saúde pública”, informou.

Durante a visita técnica, acompanhada pelo professor Walter Marcelo de Carvalho, coordenador do Programa de Integração Ensino em Saúde da Família (Piesf), que destacou a importância de mostrar o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), em relação ao diagnóstico laboratorial.

“Eles receberam informações sobre o estudo da vigilância epidemiológica e as doenças transmissíveis. Essa atividade fora da sala de aula, é importante para que no futuro esse conhecimento teórico possa ser associado à prática da medicina”, ressaltou o professor.

Avaliação

A estudante de medicina Sylvia Gurgel, ressaltou que a estrutura do Laboratório Central impressiona em função da tecnologia utilizada para a realização dos exames. “Não conhecia a estrutura, porém fiquei impressionada com a tecnologia empregada nos laboratório para o diagnóstico dos vetores relacionados aos agravos e doenças”, afirmou.

Contribuição

As apresentações dos laboratórios e dos serviços contou com a colaboração da coordenadora técnica do Lacen, Kariny Pinheiro; Catarina Zita – Entomologia; Sandra Cavalcante – Sorologia; Zelma Nascimento - Redelab, Antônio Augusto Vieira – Produtos e Meio Ambiente; Regivaldo Melo Rocha – Microbiologia (tuberculose) e Carlos Henrique Lordero – Zoonoses.

Visita ao laboratório de sorologia e biologia molecular – Foto: Ascom/FSPHVeterinário presta informações relativas ao laboratório de Zoonoses – Foto: Ascom/FSPHKariny Pinheiro informa fluxo da recepção e coleta do Lacen – Foto: Ascom/FSPHWalter Marcelo de Carvalho  – Foto: Ascom/FSPHSylvia Gurgel – Foto: Ascom/FSPHDanuza Duarte – Foto: Ascom/FSPH